quinta-feira, 13 de março de 2014

Projeto Histórias no Ceará



Justificativa

Sabendo da importância da aula de campo como estratégia indispensável para as ciências, o presente projeto tem como finalidade utilizar a aula de campo no processo de ensino aprendizagem em diversas disciplinas; ressaltando a presença deste recurso na grade de assuntos exigidos no concurso vestibular.



Objetivo Geral

Desenvolver nos alunos a capacidade de observar, interpretar e poder vivenciar in situ os conteúdos trabalhados em sala de aula para uma melhor compreensão dos mesmos.


Conteúdos

·         Aspectos físicos gerais e do Ceará (Climatologia e seus potenciais econômicos).

·         Atividades socioeconômicas e culturais (Agropecuária, Extrativismo, Turismo do Estado do Ceará).

·         Demais Atividades (Visita ao Açude do Cedro, á Pedra da Galinha Choca, ao Chalé da pedra e ao Centro Cultural Rachel de Queiróz)                                                                                                                  
   


Metodologia e avaliação

Dentre os assuntos abordados na disciplina de história do Ceará foi escolhido um local a ser visitado pela turma de pré-vestibulandos.
A visita acontecerá no dia 23 de março de 2014, concentração no estacionamento da Escola Educar Sesc as 22h do dia 22 de março e saída as 02h do dia 23 e retorno previsto para as 16h.


Será elaborado um relatório de campo da turma participante da aula. Esse deverá conter informações sobre cada ponto de parada durante a aula, assim como informações que a mesma (turma) julgue relevantes. Informações essas provenientes da exposição oral do professor, de pessoas (profissionais ou não) envolvidas com os locais visitados e das próprias observações dos alunos.