Justificativa
Sabendo da importância da aula
de campo como estratégia indispensável para as ciências, o
presente projeto tem como finalidade utilizar a aula de campo no processo de
ensino aprendizagem em diversas disciplinas; ressaltando a presença deste
recurso na grade de assuntos exigidos no concurso vestibular.
Objetivo Geral
Desenvolver nos alunos a
capacidade de observar, interpretar e poder vivenciar in situ os
conteúdos trabalhados em sala de aula para uma melhor compreensão dos mesmos.
Conteúdos
·
Aspectos físicos gerais e do Ceará (Climatologia
e seus potenciais econômicos).
·
Atividades socioeconômicas e culturais (Agropecuária,
Extrativismo, Turismo do Estado do Ceará).
· Demais Atividades (Visita ao Açude do Cedro,
á Pedra da Galinha Choca, ao Chalé da pedra e ao Centro Cultural Rachel de Queiróz)
Metodologia e avaliação
Dentre os assuntos abordados
na disciplina de história do Ceará foi escolhido um local a ser visitado pela
turma de pré-vestibulandos.
A visita acontecerá no dia 23
de março de 2014, concentração no estacionamento da Escola Educar Sesc as 22h do
dia 22 de março e saída as 02h do dia 23 e retorno previsto para as 16h.
Será elaborado um relatório de
campo da turma participante da aula. Esse deverá conter informações sobre cada
ponto de parada durante a aula, assim como informações que a mesma (turma)
julgue relevantes. Informações essas provenientes da exposição oral do
professor, de pessoas (profissionais ou não) envolvidas com os locais visitados
e das próprias observações dos alunos.